O que a igreja deve cantar? - Parte 3

Postado por Daniel Souza quarta-feira, agosto 25, 2010

3. A igreja deve cantar louvores.

Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. (Sl.136.1);

falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, (Ef.5.19).

Louvar significa elogiar. O Senhor é digno de louvor.

Louvor é uma expressão de gratidão.
A gratidão é extremamente importante em nossa relação com o Senhor.

Onde existe louvor não existe queixa, fofoca, crítica, murmuração, etc.
O louvor é a linguagem do céu; a murmuração, do inferno.

Estou convicto de que louvor é uma reação, não uma ação. Ações de graças, fruto de nossa gratidão pelos feitos do Senhor.

Vejamos o que diz algumas passagens do livro de Salmos:

Ps 22:3 Contudo tu és santo, entronizado sobre os louvores de Israel.

Onde há louvor ali está o Senhor; ali Ele é entronizado.
No meio do louvor Deus habita. Onde existe ações de graça Ele se manifesta.

Ps 30:4 Cantai louvores ao Senhor, vós que sois seus santos, e louvai o seu santo nome.

Louvor é para aqueles que pertencem a Deus, que compartilham de sua natureza.

Ps 30:11 Tornaste o meu pranto em regozijo, tiraste o meu cilício, e me cingiste de alegria;
Ps 30:12 para que a minha alma te cante louvores, e não se cale. Senhor, Deus meu, eu te louvarei para sempre
.

Como não louva-lo para sempre? Ele me cingiu de alegria!

Ps 34:1 Bendirei ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
Ps 34:2 No Senhor se gloria a minha alma; ouçam-no os mansos e se alegrem
.

Uma alma abatida tende a se queixar. Mas no Senhor se gloria a minha alma.

Ps 47:6 Cantai louvores a Deus, cantai louvores; cantai louvores ao nosso Rei, cantai louvores.
Ps 47:7 Pois Deus é o Rei de toda a terra; cantai louvores com salmo
.

Esta passagem me faz lembrar que Jesus recebeu toda autoridade no céu e também na terra. Aleluia! Cantai louvores!

Ps 51:15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor.

O louvor faz parte da restauração de Deus na vida de uma pessoa.

Ps 57:7 Resoluto está o meu coração, ó Deus, resoluto está o meu coração; cantarei, sim, cantarei louvores.

Porque meu coração está resoluto, decidido. Pronto para louvar!

Ps 59:17 A ti, ó força minha, cantarei louvores; porque Deus é a minha fortaleza, é o Deus que me mostra benignidade.

Temos força para cantar louvores. Deus é a nossa força!

Ps 66:4 Toda a terra te adorará e te cantará louvores; eles cantarão o teu nome.

Preste atenção nesta passagem. O Senhor fará coisas neste mundo e as pessoas reagirão cantando louvores; cantando o nome do Senhor. Note os inimigos do Senhor. (v.3)

Ps 71:6 Em ti me tenho apoiado desde que nasci; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe. O meu louvor será teu constantemente.

Minha vida é fruto da graça e cuidado de Deus. Impossível não louvá-lo.

Ps 71:23 Os meus lábios exultarão quando eu cantar os teus louvores, assim como a minha alma, que tu remiste.

Alma remida louva!

Ps 92:1 Bom é render graças ao Senhor, e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo,
Ps 92:2 anunciar de manhã a tua benignidade, e à noite a tua fidelidade,
Ps 92:3 sobre um instrumento de dez cordas, e sobre o saltério, ao som solene da harpa.
Ps 92:4 Pois me alegraste, Senhor, pelos teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos
.

Por causa da benignidade e da fidelidade do Senhor. Ele me tem alegrado. Só me resta louvar. E com um instrumento, fica melhor ainda. (v.3)

Ps 95:1 Vinde, cantemos alegremente ao Senhor, cantemos com júbilo à rocha da nossa salvação.
Ps 95:2 Apresentemo-nos diante dele com ações de graças, e celebremo-lo com salmos de louvor.
Ps 95:3 Porque o Senhor é Deus grande, e Rei grande acima de todos os deuses
.

Porque Ele é a rocha da nossa salvação. Ele é Deus grande. Ele é Rei grande está acima de todos os deuses.

Ps 98:4 Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra; dai brados de alegria, regozijai-vos, e cantai louvores.

Porque Ele tem feito maravilhas. (v.1)

Ps 100:4 Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome.

Porque o Senhor é bom. (v.5)

Ps 104:33 Cantarei ao Senhor enquanto eu viver; cantarei louvores ao meu Deus enquanto eu existir.

Pelo "simples" fato dele ser o meu Deus.

Ps 108:1 Preparado está o meu coração, ó Deus; cantarei, sim, cantarei louvores, com toda a minha alma.

Porque meu coração está preparado.

Ps 119:171 Profiram louvor os meus lábios, pois me ensinas os teus estatutos.

Por ser um discípulo e aprender os estatutos do Senhor.

Ps 135:1 Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor,
Ps 135:2 vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus.
Ps 135:3 Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque ele é bondoso
.

Porque Ele é bondoso a ponto de nos permitir servi-lo.

Ps 138:1 Graças te dou de todo o meu coração; diante dos deuses a ti canto louvores.

Porque o Senhor é o Deus verdadeiro; o único digno de ser louvado.

Ps 144:9 A ti, ó Deus, cantarei um cântico novo; com a harpa de dez cordas te cantarei louvores,
Ps 144:10 sim, a ti que dás a vitória aos reis, e que livras da espada maligna a teu servo Davi
.

Porque a vitória e a proteção vem do Senhor.

Ps 146:2 Louvarei ao Senhor durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus enquanto viver.

Porque louva-lo é a razão da minha existência.

Ps 147:1 Louvai ao Senhor; porque é bom cantar louvores ao nosso Deus; pois isso é agradável, e decoroso é o louvor.

Porque é bom, agradável e decoroso. Louvar a Deus também me abençoa.

Ps 149:1 Louvai ao Senhor! Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na assembléia dos santos!
Ps 149:3 Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa.
Ps 149:4 Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação.
Ps 149:6 Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e na sua mão espada de dois gumes
,

Porque o Senhor se agrada do seu povo.

A igreja deve cantar louvores. Deve celebrar a Deus. Deve oferecer sacrificios de ações de graças. Deve usar instrumentos e vozes. Deve expressar-se com fé e liberdade na presença do Senhor.

Não faltarão razões para louvarmos a Deus.
Cantai louvores ao Senhor!

No amor de Jesus, Daniel Souza.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!