Verdadeiros e falsos profetas

Postado por Daniel Souza segunda-feira, agosto 29, 2011

Muito se tem falado sobre ministério profético de música. Eu creio nisto. Creio que a música pode ser uma poderosa ferramenta profética para cooperar com a realização da obra de Deus. A palavra de Deus afirma que Davi separou músicos para profetizarem com seus instrumentos (1Cr.25.1).

No entanto, creio ser necessário associar maturidade e temor de Deus a esta ênfase “profético-musical”. Como músicos a serviço do reino de Deus, precisamos fugir de tudo o que pode nos classificar como falsos profetas.

Se nosso serviço musical deve ser profético, que seja autêntico, legítimo, confirmado por Deus. Isto porque o verdadeiro profeta deve ouvir de Deus para, em seu nome, transmitir sua palavra (Jr.1.7).

Minha intenção com esta matéria é nos levar a refletir em algumas características dos verdadeiros e dos falsos profetas.

Como é um falso profeta? Qual a diferença entre o verdadeiro e o falso profeta?

Dt.13. 1Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, 2e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, 3não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. 4Andareis após o Senhor, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis. 5Esse profeta ou sonhador será morto, pois pregou rebeldia contra o Senhor, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o Senhor, vosso Deus, para andardes nele. Assim, eliminarás o mal do meio de ti.
O verdadeiro profeta sempre conduzirá as pessoas para Deus. O falso profeta desvia as pessoas de Deus.

Dt.18. 20Porém o profeta que presumir de falar alguma palavra em meu nome, que eu lhe não mandei falar, ou o que falar em nome de outros deuses, esse profeta será morto. 21Se disseres no teu coração: Como conhecerei a palavra que o Senhor não falou? 22Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra dele se não cumprir, nem suceder, como profetizou, esta é palavra que o Senhor não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenhas temor dele.
O verdadeiro profeta sempre falará da parte do Senhor e por isso sua palavra se cumprirá. O falso profeta fala de si mesmo, com soberba; e obviamente, sua palavra não se cumprirá.

1Re.13. 11Morava em Betel um profeta velho; vieram seus filhos e lhe contaram tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel; as palavras que dissera ao rei, contaram-nas a seu pai. 12Perguntou-lhes o pai: Por que caminho se foi? Mostraram seus filhos o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá. 13Então, disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. Albardaram-lhe o jumento, e ele montou. 14E foi após o homem de Deus e, achando-o sentado debaixo de um carvalho, lhe disse: És tu o homem de Deus que vieste de Judá? Ele respondeu: Eu mesmo. 15Então, lhe disse: Vem comigo a casa e come pão. 16Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; não comerei pão, nem beberei água contigo neste lugar. 17Porque me foi dito pela palavra do Senhor: Ali, não comerás pão, nem beberás água, nem voltarás pelo caminho por que foste. 18Tornou-lhe ele: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou por ordem do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo a tua casa, para que coma pão e beba água. (Porém mentiu-lhe.) 19Então, voltou ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água.
O verdadeiro profeta teme a Deus e se aparta da mentira. O falso profeta não teme a Deus e pratica a mentira sem qualquer receio.

1Re.22. 5Disse mais Josafá ao rei de Israel: Consulta primeiro a palavra do Senhor. 6Então, o rei de Israel ajuntou os profetas, cerca de quatrocentos homens, e lhes disse: Irei à peleja contra Ramote-Gileade ou deixarei de ir? Eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará nas mãos do rei. 7Disse, porém, Josafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor para o consultarmos? 8Respondeu o rei de Israel a Josafá: Há um ainda, pelo qual se pode consultar o Senhor, porém eu o aborreço, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas somente o que é mau. Este é Micaías, filho de Inlá. Disse Josafá: Não fale o rei assim. 9Então, o rei de Israel chamou um oficial e disse: Traze-me depressa Micaías, filho de Inlá. 10O rei de Israel e Josafá, rei de Judá, estavam assentados, cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, numa eira à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam diante deles. 11Zedequias, filho de Quenaana, fez para si uns chifres de ferro e disse: Assim diz o Senhor: Com este escornearás os siros até de todo os consumir. 12Todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote-Gileade e triunfarás, porque o Senhor a entregará nas mãos do rei.
As direções dadas pelos verdadeiros profetas levam a vitória e a vida. Os falsos profetas conduzem a derrota e a morte.

1Re.22. 13O mensageiro que fora chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Eis que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles e fala o que é bom. 14Respondeu Micaías: Tão certo como vive o Senhor, o que o Senhor me disser, isso falarei.
O verdadeiro profeta só fala o que o Senhor manda, mesmo que desagrade aos homens. O falso profeta fala o que os homens querem ouvir.

Is.30. 8Vai, pois, escreve isso numa tabuinha perante eles, escreve-o num livro, para que fique registrado para os dias vindouros, para sempre, perpetuamente. 9Porque povo rebelde é este, filhos mentirosos, filhos que não querem ouvir a lei do Senhor. 10Eles dizem aos videntes: Não tenhais visões; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, profetizai-nos ilusões; 11desviai-vos do caminho, apartai-vos da vereda; não nos faleis mais do Santo de Israel.
O verdadeiro profeta jamais é influenciado pelo povo. O falso profeta aceita “profecias encomendadas” e “massageia o ego” daqueles que rejeitam o caminho do Senhor por apreciarem ilusões.

Jr.2. 8Os sacerdotes não disseram: Onde está o Senhor? E os que tratavam da lei não me conheceram, os pastores prevaricaram contra mim, os profetas profetizaram por Baal e andaram atrás de coisas de nenhum proveito.
O verdadeiro profeta está totalmente debaixo da influência de Deus. O falso profeta é dominado e influenciado por ídolos e se torna reprovável em suas motivações e interesses.

Jr.5. 30Coisa espantosa e horrenda se anda fazendo na terra: 31os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém que fareis quando estas coisas chegarem ao seu fim?
O verdadeiro profeta honra seu compromisso com Deus e com aqueles que temem ao Senhor. O falso profeta está envolvido e comprometido em más alianças.

Jr.6. 13porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá à ganância, e tanto o profeta como o sacerdote usam de falsidade. 14Curam superficialmente a ferida do meu povo, dizendo: Paz, paz; quando não há paz. 15Serão envergonhados, porque cometem abominação sem sentir por isso vergonha; nem sabem que coisa é envergonhar-se. Portanto, cairão com os que caem; quando eu os castigar, tropeçarão, diz o Senhor.
O verdadeiro profeta é útil e necessário para cooperar com o Senhor em benefício do seu povo. O falso profeta é inútil e danoso; representa um desastre para o povo.

Jr.14. 13Então, disse eu: Ah! Senhor Deus, eis que os profetas lhes dizem: Não vereis espada, nem tereis fome; mas vos darei verdadeira paz neste lugar. 14Disse-me o Senhor: Os profetas profetizam mentiras em meu nome, nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, adivinhação, vaidade e o engano do seu íntimo são o que eles vos profetizam. 15Portanto, assim diz o Senhor acerca dos profetas que, profetizando em meu nome, sem que eu os tenha mandado, dizem que nem espada, nem fome haverá nesta terra: À espada e à fome serão consumidos esses profetas.
O verdadeiro profeta só age em total dependência de Deus. O falso profeta é independente, age por conta própria.

Jr.23. 13Nos profetas de Samaria bem vi eu loucura; profetizavam da parte de Baal e faziam errar o meu povo de Israel.
O verdadeiro profeta conduz o povo no caminho do Senhor. O falso profeta faz errar o povo do Senhor.

Jr.23. 14Mas nos profetas de Jerusalém vejo coisa horrenda; cometem adultérios, andam com falsidade e fortalecem as mãos dos malfeitores, para que não se convertam cada um da sua maldade; todos eles se tornaram para mim como Sodoma, e os moradores de Jerusalém, como Gomorra.
Os verdadeiros profetas vivem em santidade e são aprovados por Deus. Os falsos profetas vivem em pecado e são reprovados por Deus.

Jr.23. 16Assim diz o Senhor dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; falam as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor.
O verdadeiro profeta comunica a esperança que vem da palavra do Senhor. O falso profeta ilude o povo com vãs esperanças, falando das visões de seus corações.

Jr.23. 21Não mandei esses profetas; todavia, eles foram correndo; não lhes falei a eles; contudo, profetizaram.
O verdadeiro profeta é paciente e espera no Senhor. O falso profeta é precipitado e independente.

Jr.23. 25Tenho ouvido o que dizem aqueles profetas, proclamando mentiras em meu nome, dizendo: Sonhei, sonhei. 26Até quando sucederá isso no coração dos profetas que proclamam mentiras, que proclamam só o engano do próprio coração?
O verdadeiro profeta é quebrantado. O falso profeta é obstinado e não se arrepende.

Jr.23. 28O profeta que tem sonho conte-o como apenas sonho; mas aquele em quem está a minha palavra fale a minha palavra com verdade. Que tem a palha com o trigo? – diz o Senhor. 29Não é a minha palavra fogo, diz o Senhor, e martelo que esmiúça a penha? 30Portanto, eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que furtam as minhas palavras, cada um ao seu companheiro. 31Eis que eu sou contra esses profetas, diz o Senhor, que pregam a sua própria palavra e afirmam: Ele disse. 32Eis que eu sou contra os que profetizam sonhos mentirosos, diz o Senhor, e os contam, e com as suas mentiras e leviandades fazem errar o meu povo; pois eu não os enviei, nem lhes dei ordem; e também proveito nenhum trouxeram a este povo, diz o Senhor.
O verdadeiro profeta cumpre seu ministério com discernimento. O falso profeta não discerne entre seus sonhos e a palavra do Senhor; entre a palha e o trigo.

Jr.26. 7Os sacerdotes, os profetas e todo o povo ouviram a Jeremias, quando proferia estas palavras na Casa do Senhor. 8Tendo Jeremias acabado de falar tudo quanto o Senhor lhe havia ordenado que dissesse a todo o povo, lançaram mão dele os sacerdotes, os profetas e todo o povo, dizendo: Serás morto. 9Por que profetizas em nome do Senhor, dizendo: Será como Siló esta casa, e esta cidade, desolada e sem habitantes? E ajuntou-se todo o povo contra Jeremias, na Casa do Senhor.
O verdadeiro profeta nem sempre é estimado e compreendido por todos. O falso profeta tende sempre a ser ovacionado e louvado por todos.

No amor de Jesus, Daniel Souza.

1 comentários:

Pr. Cleilson disse...

Muito real esta meditação, Pr. Daniel. E não apenas no meio musical, como também no ministério da pregação. Quando falamos a verdade, muitos se incomodam, mas não podemos ajustar a mensagem ao gosto do ouvinte, mas ajustá-la ao querer do nosso Deus. Parabéns pela postagem. Deus continue te abençoando.

P. S.: Ainda quero te trazer na nossa cidade para recebermos a sua ministração. Abraços.

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!