Elementos que formam a base sobre a qual se edifica a família

Postado por Daniel Souza domingo, fevereiro 06, 2011

Gn 1:26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança;
Gn 2:18 Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea.

Com certeza, todos nós conhecemos o cimento, a água e a areia. Estes três elementos, unidos, se tornam tão sólidos e resistentes a ponto de poderem servir como fundamento para as mais diversas construções. Casas e grandes prédios são construídos sobre este fundamento.
Isto nos serve de figura para nos lembrarmos de que a família é uma construção que precisará de uma boa base para ser edificada com segurança.

Que elementos formam a base sobre a qual a família é edificada?
1. O reino de Deus
2. Aliança (amor)
3. Serviço (humildade)

No reino de Deus encontramos a razão de tudo. É o reino de Deus que deve reger desde nossas motivações a nossas atitudes. No reino de Deus encontramos a razão de nossa existência, a finalidade de tudo o que somos, temos e fazemos: a glória de Deus Pai.

Na aliança nossa vontade ficou comprometida. Por mais que não sintamos ou mesmo não entendamos alguma coisa, não temos outra opção a não ser querer o que Deus quer e nos manter firmes ao lado de nosso cônjuge.

No serviço a humildade de Cristo se manifesta. Não somente suas atitudes, mas sua forma de pensar, seu caráter. Como não servir se eu vim (nasci; casei) para isto?


Precisamos cuidar muito bem do fundamento de nossa família. Se Deus nos governa, decidindo tudo por nós (certo e errado); se conscientemente firmamos um pacto, uma promessa para ser honrada por toda a vida (até que a morte nos separe); e se temos a mesma forma de pensar que Cristo tinha (de um servo), nossa família será bem construída apesar das lutas e dos momentos difíceis.

Para compartilhar com seu cônjuge:
. O que pode me ajudar a ter uma revelação e sujeição maior ao reino de Deus?
. Na aliança a vontade de marido e mulher está comprometida com Deus e com seu cônjuge. Sabemos, por experiência própria, que a emoção (sentimentos) e a razão se levantam constantemente e tendem a confundir a vontade. Pois, bem, quem é mais tentado nas emoções (sentimentos) e na razão? E como vencer esta luta, mantendo a vontade comprometida com Deus e seu cônjuge?
. É possível agir como um servo sem ter a mente de um servo. Como isto acontece na relação entre marido e esposa?
. Se pudéssemos sondar a mente de um servo o que encontraríamos lá?

No amor de Jesus, Daniel e Selma Souza.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!