Os princípios que Davi usou para edificar um ministério musical - Parte 8

Postado por Daniel Souza sábado, novembro 13, 2010

8. Um ministério formado por pessoas capacitadas (v.7)

O verso em destaque diz que eles eram instruídos no canto do Senhor, sendo todos eles mestres.

Sem dúvida alguma eram pessoas capacitadas para exercer o ministério.

O nível era muito alto. Todos foram de tal forma instruídos que chegaram ao nível de mestres.

Como podemos entender melhor esta “capacitação”?

Capacitado é alguém preparado para exercer uma determinada tarefa.

Necessitamos de capacitação espiritual e técnica para trabalharmos no ministério de música a serviço do Senhor e de sua casa.

Davi sabia muito bem disto, pois ele mesmo tinha este perfil (1Sm.16.18).

A capacitação espiritual é necessária antes de tudo, porque Deus é Espírito e porque devemos adorá-lo em espírito e em verdade (Jo.4.24).

Esta capacitação espiritual começa com o novo nascimento (Jo.3.6); e avança com a consagração de nossas vidas a Deus (At.6.4) e o enchimento constante do Espírito Santo (Ef.5.18).

A capacitação técnica também é necessária, porque se ela não é a essência, pelo menos é o veículo que transporta a essência.
A unção unida a uma boa técnica torna o ministério gracioso e glorifica a Deus, pois, tudo vem dele, a unção e a habilidade (Ex.31.1-6; Rm.11.36; Ap.4.11).

A capacitação técnica começa com estudo musical e muita prática. A bíblia enfatiza que Davi sabia tocar (1Sm.16.18). Isto é muito importante. Se não fosse não estaria na palavra de Deus. É perceptível a todos quem sabe tocar e quem não sabe; quem estuda e quem não estuda; quem é mestre no que faz e quem não é. A palavra de Deus nos exorta a tanger com arte e com júbilo (Sl.33.3).

Outro aspecto importante é que eles eram mestres. Isto significa que eles eram capacitados a fazer e também a ensinar. Mas depois comentaremos mais sobre isto.

No amor de Jesus, Daniel Souza.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!