Os princípios que Davi usou para edificar um ministério musical - Parte 3

Postado por Daniel Souza quarta-feira, novembro 10, 2010

3. Um ministério com forte ênfase familiar (v.1-7)

Foram separados para o ministério os filhos de Asafe, Hemã e Jedutum. Além de que todos já eram filhos de Abraão, de Isaque e de Jacó.

As palavras “pai, filhos e irmãos” são repetidas várias vezes no contexto. Eles tinham tudo em comum. Eram da mesma família.

Não queremos deixar qualquer vazão a “nepotismo” religioso, apenas considerarmos que estes ministros realizavam seu trabalho na força da fraternidade e do amor. Eles eram irmãos. Tinham vindo de uma mesma linhagem. Não eram estranhos uns aos outros.

Onde e como podemos conseguir tantas pessoas da mesma família para edificarmos um ministério de música para a glória de Deus? NA IGREJA.

Deus sempre deixou claro que a igreja é sua família (Jo.1.12,13). Deus sempre quis muitos filhos; este é seu projeto. O Senhor é Pai por excelência e decidiu ter muitos filhos semelhantes a Jesus, seu primogênito (Rm.8.28,29).

As pessoas que precisamos encontrar para o ministério de música estão na igreja do Senhor Jesus.

Alguém pode dizer: mas isto é óbvio. Não é tão óbvio assim.

Como é um filho de Deus?
. é alguém que nasceu de novo (Jo.3.6,7);
. é alguém com poder para viver a nova vida (Jo.1.12);
. é alguém que flui na comunhão com seu Pai e seus irmãos (At.2.42);
. é alguém semelhante a Jesus (Rm.8.29).

Estas são as características básicas dos filhos de Deus.

Geralmente o talento musical sufoca estes princípios absolutos. Infelizmente alguns líderes colocam “estrangeiros” e “incircuncisos” no serviço musical (Ez.44.5-9). Basta que seja um bom músico ou um bom cantor para que não haja necessidade de ser genuinamente convertido a Jesus. Isto é algo muito sério.

Você que é músico na casa de Deus faça estas perguntas para si mesmo: eu já nasci de novo? Quando e como isto aconteceu? Quais os frutos do novo nascimento em minha vida?

Muitas vezes parece que o ministério é formado por pessoas estranhas umas as outras. Parece até que estamos juntos de colegas de trabalho e não de irmãos em Cristo. E em muitos casos ainda encontramos um clima de inimizade e competição; um absurdo para a família de Deus.

Um líder tem que checar a “certidão de nascimento espiritual” de seus músicos. Esta atitude nos poupa muito trabalho e muitas dores.

No amor de Jesus, Daniel Souza.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!