Ai!

Postado por Daniel Souza quinta-feira, novembro 04, 2010

Quem já não disse “ai”?

Ai é uma expressão de dor, de sofrimento. Quando alguém pronuncia esta pequenina palavra, com certeza, é porque as coisas não vão bem.
Interessante é o fato desta expressão de dor ser repetida por diversas vezes na palavra de Deus.
Em alguns casos quem estava em meio a alguma angustia a pronunciava. Em outros casos, “ai” era pronunciado como um sinal de advertência e como um prenúncio de um juízo.
Selecionamos alguns “ais” para que possamos meditar e até aplicar em nossa própria vida.

Assim diz o Senhor:

. “... ai, porém, do que estiver só; pois, caindo, não haverá quem o levante.” (Ec.4.10b)

. Ai de ti, ó terra cujo rei é criança e cujos príncipes se banqueteiam já de manhã.” (Ec.10.16)

. “Ai do perverso! Mal lhe irá; porque a sua paga será o que as suas próprias mãos fizeram.” (Is.3.11)

. “Ai dos que ajuntam casa a casa, reúnem campo a campo, até que não haja mais lugar, e ficam como únicos moradores no meio da terra!” (Is.5.8)

. “Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!” (Is.5.11)

. “Ai dos que puxam para si a iniqüidade com cordas de injustiça e o pecado, como com tirantes de carro!” (Is.5.18)

. “Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!” (Is.5.20)

. “Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio conceito!” (Is.5.21)

. “Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte, 23os quais por suborno justificam o perverso e ao justo negam justiça!” (Is.5.22)

. “Ai dos que decretam leis injustas, dos que escrevem leis de opressão, 2para negarem justiça aos pobres, para arrebatarem o direito aos aflitos do meu povo, a fim de despojarem as viúvas e roubarem os órfãos!” (Is.10.1)

. “Ai dos que escondem profundamente o seu propósito do Senhor, e as suas próprias obras fazem às escuras, e dizem: Quem nos vê? Quem nos conhece?” (Is.29.15)

. “Ai dos filhos rebeldes, diz o Senhor, que executam planos que não procedem de mim e fazem aliança sem a minha aprovação, para acrescentarem pecado sobre pecado!” (Is.30.1)

. “Ai dos que descem ao Egito em busca de socorro e se estribam em cavalos; que confiam em carros, porque são muitos, e em cavaleiros, porque são mui fortes, mas não atentam para o Santo de Israel, nem buscam ao Senhor!” (Is.31.1)

. “Ai de ti, destruidor que não foste destruído, que procedes perfidamente e não foste tratado com perfídia! Acabando tu de destruir, serás destruído, acabando de tratar perfidamente, serás tratado com perfídia.” (Is.33.1)

. “Ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça.” (Is.45.9)

. “Ai daquele que diz ao pai: Por que geras? E à mulher: Por que dás à luz?” (Is.45.10)

. “Ai dos pastores que destroem e dispersam as ovelhas do meu pasto!” (Jr.23.1)

. “Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito sem nada ter visto!” (Ez.13.3)

. “Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?” (Ez.34.2)

. “Ai deles! Porque fugiram de mim; destruição sobre eles, porque se rebelaram contra mim! Eu os remiria, mas eles falam mentiras contra mim.” (Os.7.13)

. “Ai de vós que desejais o Dia do Senhor! Para que desejais vós o Dia do Senhor? É dia de trevas e não de luz.” (Am.5.18)

. “Ai dos que andam à vontade em Sião e dos que vivem sem receio no monte de Samaria ...” (Am.6.1)

. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque fechais o reino dos céus diante dos homens; pois vós não entrais, nem deixais entrar os que estão entrando!” (Mt.23.13)

. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque rodeais o mar e a terra para fazer um prosélito; e, uma vez feito, o tornais filho do inferno duas vezes mais do que vós!” (Mt.23.15)

. “Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação.” (Lc.6.24)

. “Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar.” (Lc.6.25)

. “Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.” (Lc.6.26)

. “Mas ai de vós, fariseus! Porque dais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as hortaliças e desprezais a justiça e o amor de Deus; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas.” (Lc.11.42)

. “Ai de vós, fariseus! Porque gostais da primeira cadeira nas sinagogas e das saudações nas praças.” (Lc.11.43)

. “Ai de vós que sois como as sepulturas invisíveis, sobre as quais os homens passam sem o saber!” (Lc.11.44)

. “Ai de vós também, intérpretes da Lei! Porque sobrecarregais os homens com fardos superiores às suas forças, mas vós mesmos nem com um dedo os tocais.” (Lc.11.46)

. “Ai de vós! Porque edificais os túmulos dos profetas que vossos pais assassinaram. 48Assim, sois testemunhas e aprovais com cumplicidade as obras dos vossos pais; porque eles mataram os profetas, e vós lhes edificais os túmulos. 49Por isso, também disse a sabedoria de Deus: Enviar-lhes-ei profetas e apóstolos, e a alguns deles matarão e a outros perseguirão, 50para que desta geração se peçam contas do sangue dos profetas, derramado desde a fundação do mundo; 51desde o sangue de Abel até ao de Zacarias, que foi assassinado entre o altar e a casa de Deus. Sim, eu vos afirmo, contas serão pedidas a esta geração.” (Lc.11.47-51)

. “Ai de vós, intérpretes da Lei! Porque tomastes a chave da ciência; contudo, vós mesmos não entrastes e impedistes os que estavam entrando.” (Lc.11.52)

. “Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm!” (Lc.17.1)

. “... o Filho do Homem, na verdade, vai segundo o que está determinado, mas ai daquele por intermédio de quem ele está sendo traído!” (Lc.22.22)

. “Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá. 12Estes homens são como rochas submersas, em vossas festas de fraternidade, banqueteando-se juntos sem qualquer recato, pastores que a si mesmos se apascentam; nuvens sem água impelidas pelos ventos; árvores em plena estação dos frutos, destes desprovidas, duplamente mortas, desarraigadas; 13ondas bravias do mar, que espumam as suas próprias sujidades; estrelas errantes, para as quais tem sido guardada a negridão das trevas, para sempre.” (Jd.1.11-13)

. “Ai! Ai! Ai dos que moram na terra, por causa das restantes vozes da trombeta dos três anjos que ainda têm de tocar!” (Ap.8.13)


Ai! Deus tenha misericórdia de nós!

No amor de Jesus, Daniel Souza.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!