Cuidando da saúde do Ministério de Música

Postado por Daniel Souza segunda-feira, outubro 25, 2010

Um ministério não é algo pronto. Ele necessita de investimento para que se mantenha saudável para cumprir seu papel.

Segue alguns “vírus” que ameaçam a saúde de qualquer ministério. Que o Senhor nos proteja e nos ensine a combatê-los.

Estrelismo

Uma das atitudes mundanas mais expostas no “meio cristão” musical é o “estrelismo”. “Estrela” é aquela pessoa que se considera diferente das demais por se achar mais “brilhante”.

O “estrela” pensa ser mais capaz que seus companheiros. Ele se considera insubstituível e pensa que o ministério está falido sem sua importante participação.

O “estrela” tem comportamentos diferentes dos demais. Ele se dá ao direito de não cumprir regras comuns a todos, como horários; nem lhe passa pela cabeça a possibilidade de servir a equipe, carregando ou limpando instrumentos que não são os seus. E ai daquele que ousar repreender o “estrela”! Quem tentar fazê-lo sofrerá o dano de sua ausência.

Temos que combater o espírito do estrelismo. Este espírito é satânico.

Toda virtude que alguém porventura tem deve ser usada para servir. Foi assim com Jesus e deve ser com todos os que se dizem segui-lo (Mt.20.25-28; Jo.13.12-16).

Competição

O reino de Deus é de cooperação e não de competição. Quando existe disputa no meio da equipe a porta para a destruição se abre.

Antes de tudo, cada membro da equipe precisa situar-se. Quem somos nós? Somos filhos de Deus. Quem são os demais membros da equipe? Filhos de Deus e nossos irmãos (Ef.4.6).

Somos uma família. Jesus disse que um reino, cidade ou casa divididos não podem subsistir (Mc.3.24,25).

Conflitos e assuntos pendentes, não resolvidos

Creio que todo assunto deve ter seu começo, seu meio e seu fim. Muitos assuntos começam e não acabam. Às vezes temos pequenas “rasuras” com os irmãos e achamos que o tempo vai curar através do esquecimento. No entanto as coisas não funcionam assim.

Os grandes problemas começam pequeninos e insignificantes. Todo assunto começado deve ser finalizado.

Como isso acontece de forma prática?
Creio que a oração não só deve ser usada antes mas também depois. A oração fecha com chave de ouro qualquer assunto ou demanda que possa ocorrer no ministério de música.
A palavra de Deus diz que Jesus está entre dois ou três que se reúnem em seu nome (Mt.18.20). O Senhor é testemunha de tudo, inclusive quando queremos resolver problemas.

Jesus disse que os pacificadores são bem aventurados. Busquemos sempre a paz (Mt.5.9).

Insensibilidade

Quando convivemos com pessoas aprendemos que não podemos fazer ou falar o que queremos. Honrar e respeitar os companheiros é uma virtude encontrada somente em pessoas sensíveis (Rm.12.10).

Quem é sensível aprende a estudar seu próximo, com o intuito de aprender como servi-lo, edificá-lo e amá-lo da melhor forma possível (Rm.14.19).

Jesus era uma pessoa extremamente sensível. A bíblia diz que ele andava por toda parte fazendo o bem (At.10.38). Ninguém pratica o bem constantemente sem que tenha um coração sensível às necessidades do próximo.
Jesus trabalhou para gerar o mesmo sentimento em seus discípulos (Mt.9.35-38). A brutalidade, descaso e grosseria não podem dominar os membros de uma equipe. Estas coisas comprometem a saúde do ministério, minando gradativamente a graça, a beleza e o ânimo.

Cobrança

Todos vivemos debaixo de pressões diversas e quando somos cobrados em nada somos aliviados. Se pensarmos bem, veremos que o reino de Deus não é de cobrança e, sim, de doação (Mt.10.8b).

O que temos dado para que possamos cobrar? E, se temos dado, o fizemos por amor ou visando cobrar posteriormente?

A cobrança representa um peso para quem a recebe e para quem cobra. Quando exigimos algo e não somos correspondidos ficamos desanimados e irritados. Muitos líderes se encontram assim.

Muitas equipes se movem com base em cobranças. É sabido que o incentivo funciona mais que a cobrança. Quem sabe conseguiremos melhores resultados mudando a estratégia? Tente concentrar-se nas virtudes da equipe. Nossa tendência sempre é enfatizar os defeitos, no entanto, nem só de defeitos é formada uma pessoa. Existem qualidades maravilhosas que merecem mais atenção de nossa parte.

O chamado de Gideão se deu através de um elogio. Com esta atitude o Senhor pode transformar um medroso em um valente e vitorioso guerreiro (Jz.6.11,12).


No amor de Jesus, Daniel Souza.

2 comentários:

Sandra Helena disse...

Aleluia Daniel.. Que possamos sempre estar colcando o nosso coração a luz do Senhor e que a sua grandeza possa ser suficiente em nós. O nosso louvor e adoração, seja em primeiro lugar no nosso secreto. Forte abraço!

Daniel Souza disse...

Obrigado, Sandra! Paz!

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!