O que a igreja deve cantar?

Postado por Daniel Souza sexta-feira, agosto 20, 2010

O que a igreja deve cantar?

Quero compartilhar alguns pontos para nos ajudar a responder a questão acima.

1. A igreja deve cantar a palavra de Deus

Cresci ouvindo Asaph Borba, Adhemar de Campos, Bené Gomes, Claudio Claro, Vencedores por Cristo, dentre outros preciosos ministérios de música. Mais do que suas lindas canções algo me chamava a atenção: volta e meia eu encontrava partes ou trechos inteiros de suas músicas na bíblia enquanto eu a lia.

Dias atrás, ao meditar sobre discipulado, o Senhor me fez lembrar da canção: "Quem tem posto a mão no arado..." (Grupo Logos). Quantas vezes cantei, toquei e "li" esta canção. Louvado seja Deus pelos compositores cuja fonte de inspiração é a palavra de Deus.

Louvo a Deus pela influência destes irmãos e pelo valor que sempre deram as escrituras em suas composições.

Algumas razões porque devemos cantar a palavra:

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça...” (2 Timóteo 3.16)
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (João 5.39)

 O Senhor nos deu sua palavra para que pudéssemos conhecê-lo

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” (Salmos 119.11)

“Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.17)

 O Senhor nos santifica através de sua palavra

“Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” (Romanos 10.17) N.V.I.

 A palavra de Deus é nossa fonte de fé

“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8.31,32)

“Filhinhos, eu vos escrevi, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e tendes vencido o maligno.” (1 João 2.14)

 Deus nos deu sua palavra para que por ela cheguemos à maturidade espiritual

“A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães.
Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
Então, o diabo o levou à C idade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo
e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus.
Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto.”
(Mateus 4.1-11)

 Deus nos deu sua palavra para que por ela sejamos vitoriosos diante das dificuldades e das tentações

“...as palavras que eu vos tenho dito, são espírito e são vida.” (João 6.63)

“Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12)N.V.I

 A palavra de Deus tem vida própria. Quando cantamos a palavra o próprio Jesus começa a operar. Ele é o verbo de Deus, a palavra que trouxe a existência todas as coisas (Jo.1.1-3).

No amor de Jesus, Daniel Souza.

4 comentários:

Nani disse...

Amém!!! E não posso deixar de compartilhar uma música que diz exatamente isso!

"Nem só de pão viverei,
Mas de toda palavra que procede da boca de Deus

Palavra procedente, palavra atuante
Palavra que transforma, palavra governante
Que revela o escondido e descobre o desconhecido
Que expressa pensamentos e segredos do eterno
Que penetra dividindo alma e espírito
Que conhece os caminhos do coração do homem

Palavra que transcende, palavra criativa
Palavra que governa, que gera pois é viva
Não há nada que não seja manifesto em sua presença
Porque tudo está patente descoberto aos seus olhos
Ela é Cristo, verbo vivo
O tesouro escondido
Se encarnada vem o Reino
Jesus andando na Terra

Eu quero amar a Tua palavra
Quero guardá-la em meu coração
Porque eu creio que por ela o novo virá
Verdadeira comunhão
Vida de ressurreição
A palavra é Jesus!" (Paulinho - Botucatu)

Deus abençoe!

Ju Souto disse...

Palavra viva! Que nos trasforma e nos aproxima mais e mais de Deus! Deus abençoe!!

Marcel Wodtke disse...

A igreja deve cantar a palavra de Deus!

Isso faz falta!

Abraços

Unknown disse...

Nani,

poderia me passar onde posso ter o áudio (e ou cifras) dessa canção?!

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!