O que a igreja deve cantar? - Parte 4

Postado por Daniel Souza segunda-feira, agosto 30, 2010

4. A igreja deve cantar o que coopera para a centralidade em Cristo Jesus.

Então, eles, levantando os olhos, a ninguém viram, senão Jesus. (Mt.17.8);

Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,
nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.
Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas,
tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles. (Hb.1.1-4);

olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. (Hb.12.2).



É lamentável quando Jesus é apenas um detalhe importante da igreja.
Parece exagero mas se não cuidarmos colocaremos muitas "coisas importantes" e o Mestre em pé de igualdade.

Ele é antes de todas as coisas. Nele tudo subsiste. (Cl.1.17)

Ele é tudo! Ele é a vida da igreja; é o cabeça da igreja; é o Senhor da igreja; o Salvador da igreja; o sustentador; o modelo, etc.
Toda atenção deve ser voltada para Jesus. Ele é o centro de tudo.

Algo acontece quando cantamos sobre a vida e obra de Jesus. Algo tremendo é liberado no plano espiritual quando o Filho de Deus é "colocado" no lugar que lhe é devido.

Não é difícil perceber a mudança na "atmosfera do louvor" quando Cristo é exaltado e reconhecido como a pessoa mais importante.

Tanto o Pai quanto o Santo Espírito apontam para o Filho. Veja o que diz as escrituras:
Jo.16:13 Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras.
Jo.16:14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu, e vo-lo anunciará
.

Ef.1:10 para a dispensação da plenitude dos tempos, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra,

Quando a igreja canta louvores que centralizam Jesus ela coopera com a obra que Deus está fazendo.

Qual a razão do culto, de nossas reuniões? Mateus 18.20 pode nos ajudar. Qualquer ajuntamento do povo de Deus deve ter esta base: EM NOME DE JESUS, PARA QUE ELE ESTEJA NO MEIO, NO CENTRO.
O por que da ceia? 1 Corintios 11.26 também nos ajuda. Todas as vezes que comemos do pão e bebemos do cálice, ANUNCIAMOS A MORTE DO SENHOR ATÉ QUE ELE VENHA.
O que justifica a música na igreja ou o período de louvor, como normalmente dizemos? Apocalipse 5.11-14 nos ajuda. Ap.5:11 E olhei, e vi a voz de muitos anjos ao redor do trono e dos seres viventes e dos anciãos; e o número deles era miríades de miríades; e o número deles era miríades de miríades e milhares de milhares,
12 que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.
13 Ouvi também a toda criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e no mar, e a todas as coisas que neles há, dizerem: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, seja o louvor, e a honra, e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos:
14 e os quatro seres viventes diziam: Amém. E os anciãos prostraram-se e adoraram
.

Neste momento está vindo a minha memória Nivea Soares cantando: "Meu Jesus. Salvador. Outro igual não há. Todos os dias quero louvar as maravilhas de teu amor...".
Aleluia! Como disse-me certo irmão em um determinado lugar onde estava ministrando: "Fale-me de meu Mestre; eu só quero saber dele".

No amor de Jesus, Daniel Souza.

2 comentários:

flexa disse...

Oi Daniel,

Muito boa essa série, espero que renda muitos frutos. Mesmo porque a necessidade de referência para o que a igreja deve cantar está muto gde!

É surpreendente: nós cantamos pouco aquilo que centraliza a Jesus. E creio que isso pode ser feito de muitas formas. Espero que esse texto sirva para incentivar à mudança.

um abs forte
no amor de Jesus

Patrícia disse...

Oi Cantamos BASTANTE suas músicas na nossa igreja, ,que eu consegui lembrar essas são 25:
* Corpo e Família
*Jesus Prevaleceu
*O Senhor é Bom
*Te damos graças
*Eterna Aliança
*Todo Poder
*Toma o Teu lugar
*Em Tua Presença
*Todo Poderoso é
*No arraial do Povo
*Te Louvarei
*Romperam-se as cadeias
*Em Tuas Portas entrarei om louvor
*Tu me amaste em primeiro lugar
*Deus é meu refúgio
*Tua Senhor é a grandeza
*Poderoso Tu és
*Recebe Senhor
*Eu acredito em Jesus
*A bênção está em Cristo
*Jesus é o Rei da glória
*El Shadai
*Louvai ao Senhor
*Somos um jardim
*O Pai iluminou

Ufa!!!Glorifico a Deus por sua vida, aprendi a ler a bíblia através de suas canções. Quando alguém lia uma parte da palavra eu lembrava que já tinha ouvido em uma música, então me dispertava a curiosidade de saber mais o que a música estava dizendo, eu meditava no texto da bíblia e na música e aprendi a ministrar os louvores assim, e a entender melhor o que cantamos!Que Deus te use mais e mais para compor tão lindas canções!

Patrícia, de Governador Valadares- MG.

Postar um comentário

Obrigado por ler e comentar!